Nossa história 

1989

A história da Boa Vista Energia S.A. teve início com a encampação de parte da Companhia Energética de Roraima – CER, pela Centrais Elétricas do Norte do Brasil S.A. – Eletronorte, em 1989, onde esta assumiu as atividades desenvolvidas pela CER no município de Boa Vista, criando assim a Regional de Boa Vista, responsável pela distribuição, comercialização e geração de energia elétrica.

1998

A Boa Vista Energia S.a é uma empresa de economia mista, da administração indireta do Governo Federal, pertencente ao grupo Eletrobras. Criada em 23 de dezembro de 1997, dentro do Programa de Desestatização do Governo Federal, e iniciou suas atividades como Empresa independente em 4 de fevereiro de 1998, por meio da Resolução nº 17 da Agência Nacional de Energia Elétrica – Aneel.

É a única empresa que atua na distribuição e comercialização de energia elétrica para atender o município de Boa Vista, além de suprir em oito municípios a concessionária estadual - Companhia Energética de Roraima – CERR, que atende o interior do Estado.

2001

A partir de junho de 2001, o suprimento de energia elétrica da capital de Roraima, Boa Vista, passou a ser feito através do Sistema interligado Brasil-Venezuela, quando a demanda suprida era de 60 MW. Até então o suprimento era mantido por usinas termelétricas, que já não suportavam a demanda, sendo necessário fazer racionamento.

2005

O reconhecimento da qualidade dos serviços que a Boa Vista Energia S.A. presta à sociedade verifica-se por meio dos prêmios recebidos em 2005: “Prêmio ABRADEE”, na categoria “Maior Evolução do Desempenho” concedido pela ABRADEE; “Prêmio Eletricidade Moderna”, no quesito ”Maior Desempenho em Engenharia na Distribuição de Energia Elétrica” oferecido pela Revista Eletricidade Moderna; Prêmio “Medalha Eloy Chaves” patrocinado pela ABCE – Associação Brasileira das Concessionárias de Energia e o “Prêmio SESI de Qualidade no Trabalho” oferecido pelo SESI de Roraima. 

2008

Em junho de 2008 foi implantado novo modelo de gestão para as empresas Distribuidoras da Eletrobras, que estabeleceu direção única e integrada, buscando unificar procedimentos, aproximar empregados de diferentes culturas e fortalecer a confiança dos clientes atendidos nas diferentes regiões de atuação.

Nesse sentido, no que diz respeito à reorientação dos negócios, em 2009, a Boa Vista Energia S/A passou a integrar o Sistema Eletrobras, participando efetivamente na construção desse novo modelo de gestão. Desde então, a Empresa passou a denominar-se Eletrobras Distribuição Roraima.

2009

Após quase dez anos de interligação com a Venezuela, em 2009, o cenário na capital Boa Vista mudou consideravelmente. Houve um crescimento gradual da demanda e com as características peculiares do sistema de transmissão venezuelano, a grande distância entre a fonte geradora aliada ao fato da ocorrência de estiagem naquele país, o estado de Roraima passou a sofrer interrupções inesperadas nessa linha de transmissão.

Diante da situação, em dezembro de 2009, a empresa venezuelana CVG EDELCA – Electrificación del Caroní C.A., responsável pela totalidade do suprimento do Sistema Elétrico de Roraima – Brasil, comunicou à Eletrobras Eletronorte da criticidade de geração de energia naquele país, agravada pelo fenômeno meteorológico La Niña que afetou diretamente o complexo hidrelétrico de Guri, indisponibilizando sete unidades geradoras daquela hidrelétrica. A situação causou uma redução em 70% da capacidade de geração, levando a Venezuela ao racionamento de energia.

2010

Diante da redução no suprimento venezuelano, em 2010 foram instaladas duas termelétricas em Boa Vista com capacidade total de 60MW, que passaram a complementar a importação de energia e potência, evitando um racionamento para os consumidores roraimenses.

2013

No segundo semestre de 2013, o desempenho da interligação Brasil-Venezuela passou a apresentar problemas mais graves. Após estudos, constatou-se que a interligação possuía na época um limite de importação de 95MW, devendo haver complementação do suprimento através de geração termelétrica para atender a carga excedente.

Com o objetivo de garantir as condições de infraestrutura e segurança no abastecimento de energia elétrica no Estado de Roraima e para atender essa demanda excedente, o Ministério das Minas e Energia–MME, por meio da Portaria MME-006/2014, aprovou a contratação emergencial de 129,1MW de geração termelétrica adicionais, que somados aos 60,0MW existentes, totalizaram 189,1MW em 2015.

2017

A Eletrobras Distribuição Roraima é suprida pelo sistema elétrico Venezuelano através da Eletrobras Eletronorte - Subestação Boa Vista, que por sua vez transmite energia para as Subestações: Floresta, Centro e Distrito.

Para complementar o suprimento venezuelano a Distribuidora mantem 189,1MW de geração termelétrica, sendo que 129,1MW entraram em operação em 2015, em regime de contratação emergencial aprovado pelo Ministério de Minas e Energia, por meio da Portaria MME-006/2014.

O sistema de subtransmissão da Eletrobras Distribuição Roraima é constituído por 71,6 km de Linha de Transmissão interligados a três subestações: Centro, Floresta e Distrito, que totalizam 212,8MVA de capacidade de transformação, sendo compostas por oito transformadores 69/13,8Kv de 26,6MVA.

Também compõem o sistema de distribuição 3.482km de redes em média e baixa tensão, 5.430 transformadores e 60.512 postes em redes de distribuição urbana e rural no município de Boa Vista.

Desde janeiro/2017 a empresa realiza o suprimento de energia a todo o Estado de Roraima.

2018

Em 30 de Agosto de 2018 a empresa foi à leilão, sendo arrematada pelo consórcio Oliveira Energia – Atem, na B3, Bolsa de valores, São Paulo.

No dia 11 de dezembro de 2018, a UNIÃO por intermédio da Agência Nacional de Energia Elétrica-ANEEL, transferiu o controle acionário da Boa Vista Energia S.A, para o consórcio Oliveira Energia – Atem, representada por seu acionista controlador, Orsine Rufino de Oliveira, através do contrato de Concessão nº 04/2018 com vigência até 10 de dezembro de 2048, passando a Eletrobras Distribuição Roraima a se chamar Roraima Energia.



Empresa

  • Menu "menu_empresa" not defined.

Ouvidoria

Fale Com a Roraima Energia

Roraima Energia